CIDADANIA

Assim como Ser Humano é algo que desenvolvemos ao longo de nossa existência, através das influências que somos expostos e às experiências que vivemos, ser CIDADÃO é algo que construímos no convívio em sociedade.
Vivemos em um mundo que infla com o desenvolvimento cîentífico e tecnológico numa busca frenética por crescimento econômico, nos metralhando constantemente com informações e dificultando a construção do conhecimento e a formação do indivíduo pensante.
Assistimos a tudo e não somos capazes de agir por nós mesmos. Permanecemos estagnados ante à tantas injustiças, desigualdades e intolerâncias. Somos ridicularizados ao permitirmos que nos enganem e que nos manipulem com tamanha facilidade ao deixarmos que pequenas pessoas façam importantes escolhas por nós.
Dessa forma, me pergunto, como exercer uma cidadania plena e gozar inteiramente de nossos direitos civis e políticos se somos incapazes de pensarmos de forma autônoma e crítica, como ser sujeitos de nosso destino se assistimos a tudo de forma tão passiva e complacente?

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Seminário:





O Núcleo de Defesa e Convivência da Mulher Viviane dos Santos é um serviço conveniado com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo. A origem deste serviço se iniciou na história de Viviane dos Santos, que foi assassinada pelo companheiro dentro de casa. Desde então, o movimento de mulheres “Abra os Olhos Companheira” passou a sensibilizar a comunidade do Lajeado em torno da violência doméstica contra a mulher, daí nasceu à mobilização popular que conquistou este serviço para a região. O serviço foi inaugurado em 2004, consiste em prestar atendimentos sociais, psicológicos e jurídicos para mulheres em situação de violência doméstica. Em 2006 e 2007 o Movimento Nossa São Paulo apontou que Guaianases foi o distrito que se enquadrou como “baixa/pior” em relação ao indicador “agressão a mulheres: em 2007 234,48 mulheres por cem mil foram internadas por causas relacionadas a possíveis
agressões. Bairros / Distritos Administrativos Guaianases/ Lajeado” Fonte:AIHs (Autorizações de Internações Hospitalares) / DATASUS. Este dado vem comprovar a relevância deste Núcleo e os demais serviços especializados no atendimento a mulheres em situação de violência. Para responder a esta demanda na região de Guaianases/Lajeado, Itaquera e Cidade Tiradentes contam com uma rede de serviços especializados, porém percebe-se que estes serviços poderiam contribuir com uma ação mais efetiva. Frente a esta necessidade O Núcleo de Defesa e Convivência da Mulher Viviane dos Santos e Católicas pelo Direito de Decidir propõe um seminário em rede para cerca de 200 pessoas no dia 27/11/2010 dentro da Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, que objetiva proporcionar uma reflexão mais ampla sobre: A FALTA DO ESTADO LAICO GERA E LEGITIMA A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES.

PROGRAMAÇÃO:

MANHÃ: das 9:30 as 10:30

Mesa: ESTADO LAICO E O DIREITO DAS MULHERES.
Responsáveis pela mesa:

Yury Puello Orozco - Católicas pelo Direito de Decidir: Estado Laico (30 minutos).

Rúbia Abs da Cruz – Themis: Questões religiosas que influenciam no sistema jurídico.

Plenária: 10:45 as 11:45

TARDE: 13:30 as 14:30

Mesa: Política Publica de Combate a Violência Contra a Mulher
Com:
Rúbia Abs da Cruz – Themis: instrumentos que efetivam o combate à violência contra as mulheres

Thatiane Coghi Ladeira – Casa Viviane: Mapeamento do atendimento da região e alternativas para um trabalho em rede.

Plenária e encerramento: 14:45 as 15:45

Nenhum comentário:

Postar um comentário